O conhecimento vem antes da tecnologia

O conhecimento vem antes da tecnologia

SalvadorNetoComunicação-artigos-pensamento-opinião-tecnologias-gestao-conhecimento-desafios-particasAinda tratando dos temas relacionados à consultoria, é preciso falar sobre as constantes inovações tecnológicas. Desde os equipamentos fantásticos como Ipads, Iphones, tablets, celulares de todos os tamanhos e capacidades, mídias sociais que reduzem distâncias e abrem novas formas de produzir, e vender, todos os produtos e serviços, a tecnologia nos seduz a todo o momento.

Inclusive nos serviços, e principalmente neste setor que trabalha com a intangibilidade – não há o que “tocar”, “ver” – as novas tecnologias vem dando um banho na oferta de ebooks, webinars, vídeos, vídeo-aulas, e tantas outras formas e formatos. Mas há que se alertar para um dado importantíssimo: nenhuma dessas tecnologias surgiu sem o conhecimento, a pesquisa, o desenvolvimento de pensamento que levou às tecnologias. Há um esforço intelectual enorme, dedicado, horas e horas em dias e noites para que aquela tela touch, aquele sistema de transmissão on line, aquela tela mágica de várias polegadas, chegasse às mãos dos consumidores.

Mas, você pode dizer, o conhecimento chega agora com muito mais facilidades às nossas mãos, olhos e mentes. E é verdade. Mas ele somente chega com facilidade, pois produzir conhecimento ainda é algo inerente à condição humana. Nada vai substituir o desafio, a superação do obstáculo ou problema, a vitória ou derrota em algum projeto, a sensação das etapas, as correções de rumos, o aprendizado constante existente em cada trabalho, a experiência que constroi o verdadeiro conhecimento.

E o que isso tem a ver com a contratação de uma consultoria? Tudo! Afinal, de que adiante contratar uma ótima tecnologia se você não tem o conhecimento, as habilidades, os sentidos, em suas mãos? Conheço vários empresários e empreendedores que compram as melhores tecnologias, valorizam a novidade, pagam o preço necessário, mas subutilizam os mesmos porque… não há quem os opere a ponto de obter o retorno devido.

Conhecimento, experiência, expertise, ainda são ingredientes indispensáveis às organizações, e muito mais na hora de se contratar uma consultoria, um consultor para buscar melhorar algum processo, atendimento, produtividade, comunicação, entre outros, das empresas. Valorize o profissional que tem história, tanto de vitórias quanto de derrotas nos projetos que conduziu, orientou, e não só as tecnologias. Nada substitui o conhecimento e a experiência. Pense nisso ao contratar sua consultoria.

* Escrito por Salvador Neto, consultor estratégico em comunicação, planejamento e gestão de comunicação, marketing, assessoria de imprensa, mídias sociais e conteúdo. Tem mais de 20 anos de serviços prestados, com muitas vitórias… e derrotas, no seu currículo.

Avatar
Salvador Neto

Salvador Neto é jornalista profissional e renomado consultor e assessor em comunicação, planejamento, marketing, oratória, escritor autor de duas obras e vários textos literários em antologias. Experiente, e antenado nas mudanças da comunicação, é aposta certa quando sua empresa ou projeto precisar de apoio. É fundador e diretor da ECOM - Escola da Comunicação, criador da tese "Governança da Comunicação", para gestão sustentável de empresas, órgãos públicos, ONGs e pessoas públicas, e método "Funil do Voto", voltado a campanhas eleitorais..