Um perfil adequado a um Assessor de Imprensa

Um perfil adequado a um Assessor de Imprensa

Todas as profissões e funções exigem determinados perfis para que tanto quem contrata, quanto quem é contratado, sejam felizes na relação que será estabelecida. Nada mais terrível para uma pessoa do que trabalhar com algo em que não se adapta, ou tem dificuldades, e para uma empresa ou organização, ter um profissional que não renderá o desejado.

Para o trabalho de assessoria de imprensa, que tem muito mais correria do que glamour, a rotina do assessor de imprensa exige certas habilidades indispensáveis. E muitas delas não são ensinadas na faculdade. Aliás, é preciso que você saiba que nenhuma faculdade vai dar as habilidades exigidas ao seu trabalho, mas sim a sua vontade em buscar aprender, estudar conteúdos extra-aulas, e buscar o apoio de gente mais experiente. Faculdade dá o conhecimento teórico importante, mas a prática é fundamental.

Portanto, para você que deseja ingressar nesta área sensível para empresas, organizações, personalidades, é fundamental reconhecer em suas habilidades se há alguma sinergia com o que sabe fazer, pelo menos em parte, até porque tudo pode ser aprimorado com estudo, prática e tempo. Elencamos aqui algumas delas:

  • Escrever bem, com versatilidade e entendendo que as palavras são suas melhores amigas.
  • Fotografar, para fazer coberturas ou pelo menos orientar o fotógrafo profissional sobre as imagens que precisa
  • Entender de design para passar o briefing para que agências possam criar press-kits, convites, entre outros
  • Se comunicar e se relacionar para garantir espaço na mídia e alcançar bons resultados em seu trabalho.
  • Gostar de ler, e ler muito e sobre todos os temas, diariamente, em jornais, blogs, sites noticiosos, ser atualizado
  • Ser discreto, já que o foco deve ser o seu cliente
  • Ouvir mais, e escutar bem, premissa fundamental do bom assessor
  • Conhecer do funcionamento e ações necessárias sobre as mídias sociais e internet como um todo, hoje exigidas no trabalho de assessoria

Há muito mais que se falar sobre o perfil de um futuro Assessor de Imprensa, peça fundamental em qualquer organização para que a comunicação seja bem feita, organizada e planejada. Esperamos que o texto tem ajudado no conhecimento do trabalho e na decisão que deseje tomar para a sua caminhada no mundo do trabalho.

  • Salvador Neto é um dos mais experientes assessores de imprensa e comunicação do país, com trabalhos executados em todos os setores da economia, privados e públicos, inclusive voluntários.

Avatar
Salvador Neto

Salvador Neto é jornalista profissional e renomado consultor e assessor em comunicação, planejamento, marketing, oratória, escritor autor de duas obras e vários textos literários em antologias. Experiente, e antenado nas mudanças da comunicação, é aposta certa quando sua empresa ou projeto precisar de apoio. É fundador e diretor da ECOM - Escola da Comunicação, criador da tese "Governança da Comunicação", para gestão sustentável de empresas, órgãos públicos, ONGs e pessoas públicas, e método "Funil do Voto", voltado a campanhas eleitorais..