Aplicativo pode avisar sobre desastres naturais em tempo real

Aplicativo pode avisar sobre desastres naturais em tempo real

SalvadorNeto-Comunicacao-aplicativo-avisa-desastre-tempo-real-inovacaoO Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em parceria com a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologias da Informação (Facti), desenvolveu um aplicativo para notificação em tempo real de avisos de desastres naturais.

Em fase de aceitação, o instrumento permite que usuários se cadastrem no Sistema de Disseminação de Avisos (SDA) e obtenham informações em relação a índices pluviométricos precursores de desastres naturais. Foi desenvolvido pela Divisão de Tecnologias de Rede do CTI.

A ferramenta tem o propósito de notificar usuários, de forma georreferenciada, sobre os possíveis perigos iminentes em sua localização. O SDA utiliza fontes de informações diversas – como a base de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) – para detectar situações adversas, tais como inundações, chuvas intensas, secas e deslizamentos de terra. Dessa forma, o SDA busca por usuários cadastrados que estejam localizados na área afetada ou nas imediações e envia avisos por meio de SMS.

O SDA opera de forma automatizada em regime 24/7 (24 horas por dia, sete dias por semana). Foi inicialmente criado para monitorar equipamentos e informações relacionadas a desastres naturais. Contudo, pode também ser acionado por outros agentes monitores (como por exemplo, polícia, bombeiros, membros da casa civil), para que estes enviem alertas para determinados usuários e/ou regiões.

O objetivo é agilizar a distribuição das informações e atuar como canal de comunicação para que seja possível mitigar perdas humanas e materiais em casos de situações adversas. O SDA está aguardando processos administrativos para ser implementado. Um exemplar demonstrativo está disponível online.

Fonte: CTI Renato Archer

Avatar
Salvador Neto

Salvador Neto é jornalista profissional e renomado consultor e assessor em comunicação, planejamento, marketing, oratória, escritor autor de duas obras e vários textos literários em antologias. Experiente, e antenado nas mudanças da comunicação, é aposta certa quando sua empresa ou projeto precisar de apoio. É fundador e diretor da ECOM - Escola da Comunicação, criador da tese "Governança da Comunicação", para gestão sustentável de empresas, órgãos públicos, ONGs e pessoas públicas, e método "Funil do Voto", voltado a campanhas eleitorais..